A Terapia EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing sigla em inglês que significa Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares, aborda questões psicológicas de uma maneira diferente da usual. Utiliza a estimulação bilateral (visual, auditiva ou tátil) para ativar hemisférios cerebrais e conectar com a memória traumática, ou seja, através desses movimentos oculares de um lado para o outro, promove a dessensibilização e reprocessamento da lembrança ruim.
As indicações são várias, como TEPT (Transtorno de Estresse Pós-traumático), Transtornos de Ansiedade (Transtorno de Pânico, Transtorno Obsesssivo Compulsivo), medo de avião e dirigir, fobias em geral, distúrbios psicossomáticos, Depressão, Distúrbios Alimentares, Dependência química e alcoólica, Dor Crônica, Insônia, Melhoria da Performance para estudantes, concurseiros, atletas, entre outras muitas indicações.
Hipnoterapia é a resultante da soma da Hipnose Clínica com a Psicoterapia. Ou seja, trata-se de um tratamento psicoterapêutico com a utilização da Hipnose Clínica (diferente da hipnose de palco, que é utilizada para entretenimento e diversão).
Podemos definir a Hipnose como um estado focado de "atenção e consciência ", que nos facilita o acesso e tratamento de conteúdos importantes e que por alguma razão foram reprimidos, tornando-se inconscientes, mas que de alguma forma ainda provocam dor e sofrimento emocional, podendo evoluir para prejuízos significativos também na saúde física.
Na prática sua aplicação é simples e segura, com indicação especialmente para o tratamento dos casos de Trauma, Fobias e ressignificacão de crenças e vivências do passado que resultam no sofrimento do paciente.
Sua utilização foi aprovada e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia ( Resolução CFP N° 013/2000), como um recurso auxiliar do trabalho do Psicólogo.
A psicoterapia infantil é um espaço de acolhimento das angústias, medos, inseguranças, traumas das crianças, e promover uma infância saudável.
Como técnica, utilizamos a ludoterapia para prevenção e solução de conflitos internos e familiares, auxiliando na expressão das emoções das crianças através da brincadeira, além de psicorientar os pais a como intervir no dia a dia com seus filhos
Como a psicóloga perinatal pode te ajudar?
A psicóloga perinatal acompanha a mulher, casal, a família antes, durante e após o parto.
ANTES DO PARTO:
- Auxilia o casal tentante (reprodução assistida ou adoção) na compreensão e elaboração de suas expectativas, ansiedades e medos;
- Ouve e alinha as expectativas da gestante e seus familiares;
- Ajuda na compreensão das emoções que surgem nessa nova fase da vida;
- Orienta em relação às mudanças e acontecimentos do período gestacional, parto e pós-parto;
- Auxilia no enfrentamento de seus medos, angústias e frustrações;
- Prepara emocionalmente a gestante/casal e sua família para a chegada do bebê e os meses seguintes;
- Atua na prevenção de adoecimento emocional (ansiedade/ depressão).
DURANTE O PARTO:
- Apoia e dá suporte psicológico em situações de risco e intercorrências.
APÓS O PARTO:
- Auxilia na adaptação da fase nova da vida;
- Promove o vínculo saudável mãe-bebê;
- Apoia a mamãe na aceitação, compreensão e elaboração de suas emoções ambivalentes;
- Ajuda na compreensão de sentimentos que podem interferir no processo de sono e amamentação do bebê;
- Encoraja a formação e manutenção de rede de apoio;
- Assessora a família nos novos papéis parentais;
- Acompanha, trata e encaminha em casos de adoecimento psíquico/emocional;
- Auxilia na elaboração do luto perinatal.
O objetivo principal do serviço é promover uma vivência da maternidade saudável. Mais leve, tranquila e segura.